50 anos da Turma da Mônica

50 anos Turma da Mônica
50 anos Turma da Mônica

Quando menino, sempre pedia para minha mãe quando ia para a padaria ou farmácia, que comprasse uma história em quadrinhos. Mesmo ainda não alfabetizado, adorava seguir as histórias pelas imagens. Foi um ótimo incentivo à leitura. Mas ficava muito chateado quando ela vinha com uma revista que não fosse da Turma da Mônica.

50 anos! Ela acompanhou toda a minha infância com aqueles almanaques, almanacões e revistas semanais. Como gostava de ver o Cebolinha apanhando ou o Chico Bento levando “tiro de sar”! Pelo almanaque da turma soube da morte do grande mestre Osamu Tezuka. Mas por ele também, ganhei minha primeira Caloi Cross, influenciado pela propaganda que vinha impressa atrás do gibi. Lembro ainda que fui ao cinema assistir “A princesa e o Robô”, e fazia bonequinhos do filme com os potinhos de Danoninho (que na época não valiam um bifinho, mas com certeza eram mais gostosos). Infelizmente a gente cresce e deixa tudo isso um pouco de lado.

Mas todas essas recordações voltaram quando levei meus sobrinhos para o Parque da Mônica. Passeio esse que repeti por umas 4 vezes (tivemos que acompanhar 5 sobrinhos). E que vontade de ser criança novamente só para poder entrar naqueles brinquedos temáticos.

No ano passado, a turma ganhou um novo segmento e mudou. Hoje ela é jovem!  Bem diferente daquela que conheci na banca em frente da padaria. Mas ela mudou juntamente com seu público-alvo que não é mais o mesmo, conectado com tudo o que é inovação tecnológica e fã de quadrinhos orientais. Mesmo com os mais conservadores sendo contra, a nova série é sucesso absoluto de vendas. Ponto para a Maurício de Sousa Produções!

E a antiga turma? Ainda faz sucesso?

Sempre que um amigo da escola ficava sabendo que eu gostava de desenhar, me vinha com a pergunta: “Por que você não vai trabalhar na Maurício de Sousa?”. Turma da Mônica deve ser sinônimo de desenho ou ilustração. Mas cá entre nós, o estilo de Maurício de Sousa não é muito fácil de se copiar. Aliás, esses dias por coincidência, a minha sobrinha de 4 anos me viu desenhando na frente do micro, trouxe um pedaço de papel e me pediu para fazer um desenho. Perguntei o que ela queria que eu desenhasse e ela me disse sem pestanejar: a Mônica! Fiquei surpreso e desenhei com prazer. Mesmo não sabendo reproduzir os traços do Maurício com fidelidade.

Vida longa à turma da Mônica!

 

[atualização] Essa tirinha foi publicada no blog que reúne uma coleção de webtiras em comemoração aos 50 anos da Turma da Mônica. Visite lá: https://mauriciodesousa.wordpress.com/

4 comentários em “50 anos da Turma da Mônica”

  1. Sua sobrinha tem MUITO bom gosto mesmo! A história do Maurício é como a de muitos cartunistas e desenhistas: começam com as tiras de jornais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *